• Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí: histórico e compromisso com a sociedade piauiense. Veja aqui!



    Através de um decreto do império nº 1.715 concedido em 2 de julho de 1856, por D. Pedro II, patrono dos bombeiros, o corpo Provisório de Bombeiros da Corte surge com o intuito de combater incêndios em navios.No Piauí, a organização foi criada em 18 de julho de 1944, que na época estava nos comandos do coronel PM Evilásio Gonçalves Vilanova, atual Comandante da Força Policial do Piauí.

    No inicio, a corporação ocupou o prédio onde hoje se encontra o Quartel do Comando Geral da Policia Militar do Piauí, na Praça Pedro II, centro de Teresina. Após algumas mudanças necessárias para o bom funcionamento das atividades desta profissão, essa corporação passou por uma reestruturação em 07 de setembro de 1968, no então governo de Helvídio Nunes de Barros. Somente no dia 13 de abril de 1972 foi que a sede foi transferida para suas instalações próprias, localizada na avenida Miguel Rosa, zona Sul da capital.

    Exibir mapa ampliado



    Atualmente, de acordo com o cabo Gilberto Silva a “corporação conta com aproximadamente 350 homens a serviço da sociedade piauiense”. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí tem um trabalho voltado para atividades de defesa civil, combate de incêndios, salvamentos, buscas e socorros públicos que estão presentes em todo o Estado do Piauí. Além da sede do Quartel, existe ainda, o local do Grupamento de Busca e Salvamento, localizado na avenida Maranhão. Municípios piauienses como Parnaíba, no Norte do Piauí, Floriano e Picos, no Sul do Estado, também possuem um quartel da corporação.





    A grande dificuldade desse profissional está na falta de consciência da própria sociedade. Ocorrências falsas, criadas por meio de trotes, por exemplo, dificultam o trabalho da corporação. O cabo Gilberto diz que, “ nós trabalhamos com o tempo resposta. É o tempo que a gente toma conhecimento da ocorrência e que deslocamos até o local levando de três a quatro minutos de um local para outro, sem esquecer do detalhe do trânsito de Teresina, que é muito complicado. Imagina nesse caso, quando a gente recebe uma ocorrência no Porto Alegre que era um trote e a outra na Santa Maria da Codipi que é uma ocorrência verdadeira?




    CONFIRA MAIS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO!







    Texto, foto e vídeo por Liana Nunes. Atualização às 16:40, em 21/10/09
    lncjornalismo@hotmail.com



0 comentários:

Leave a Reply

Pesquisar este blog

Quem somos nós

Amplienews é um blog jornalístico, com uma equipe formada por estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tem como objetivo trabalhar a prática da disciplina de Webjornalismo, ministrada pelo Professor Orlando Berti, no 2º período letivo de 2009.

Nós: Liana Nunes, Patrício Lima, Naianny Chaves e Isabela Naira; estaremos à disposição para aceitar críticas, sugestões e opiniões que possam apurar e desenvolver nosso conteúdo, assim como o nosso desempenho.

Entre em contato com equipe do Amplienews pelo nosso email: amplienews@hotmail.com


Vídeos

Fotos

Fotos
Homem efetua disparo em dependências do HUT; Ele teria distúbios mentais. Veja mais aqui!