• PPGB: educação e prevenção odontológicas para gestantes e bebês. Entenda o projeto!

    Projeto universitário de Odontologia une pesquisa e serviço à comunidade


    O PPGB, Programa Preventivo para Gestantes e Bebês, desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) existe desde o dia 27 de abril de 1997. O programa funciona, ao longo dos anos, no Instituto de Perinatologia Social do Piauí, anexo à Maternidade Dona Evangelina Rosa. Os alunos de Odontologia da Universidade, supervisionados por professores, prestam atendimento de segunda à sexta, no local.

    O Projeto conta com duas clínicas, uma que cuida do bebê e outra que cuida da gestante. Esse atendimento é realizado via Sistema Único de Saúde (SUS), e, além disso, são feitas palestras de conscientização da saúde bucal e o pré-natal odontológico, para as gestantes que vão a maternidade confirmar gravidez.

    O acesso ao programa de acontece de forma direta. Não há distribuição de senhas, no entanto a equipe preza por um atendimento de qualidade nas clínicas, o que no caso de haver muitos pacientes pode ser inviabilizado, podendo nesse caso não atender a todos que procuram o serviço.

    O objetivo do projeto é a prevenção, recuperação e manutenção da Saúde bucal de crianças de zero a três anos de idade. Funcionando como um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí, o PPGB, em doze anos, mais de 40.000 gestantes já assistiu às palestras, e já foram atendidos mais de 15.500 bebês.

    Durante as palestras, os acadêmicos do curso de Odontologia, tentam conscientizar a mãe da importância de levar o bebê ao dentista, logo que ele nasça, além de desfazer alguns mitos a respeito de gravidez e saúde bucal.

    Cacilda Castelo Branco (21), acadêmica do 8°período do curso de odontologia, da UFPI, estagiou por um ano no projeto e está fazendo uma avaliação das crianças que frequentaram o projeto. Para ela, o pré-natal odontológico é de grande importância, porque as doenças bucais da mãe são geralmente passadas para o filho. “As mães aprendem, no projeto, a forma correta de higienizar a boca da criança e hábitos saudáveis de alimentação. Além disso, a equipe de alunos busca orientar a gestante como disseminadora da saúde bucal”, declara Cacilda.

    No atendimento, os acadêmicos não utilizam a cadeira odontológica, mas sim uma técnica chamada joelho joelho, em que a criança senta no colo da mãe e deita a cabeça no colo do acadêmico. Como explica a estudante Cacilda Castelo Branco, desse modo, a criança continua tendo uma visão da mãe, o que dá a ela mais segurança e tranqüilidade, além disso, o outro fator que favorece o uso a técnica é o próprio tamanho das crianças.

    “O PPGB é o único programa odontológico de atenção básica à criança, que atende em idade pré-escolar no estado do Piauí. Com um modelo simplificado de atendimento educativo preventivo, sem grandes aparelhagens, porém com um rigor acadêmico e científico, o programa tem obtido resultados bastante positivos”, declarou Cacilda.


    A estudante disse ainda, que a respeito do programa já existem seis trabalhos científicos publicados em revistas científicas, dois trabalhos do PIBIC, além da tese de doutorado da, professora de odontologia da UFPI,Lúcia de Deus, que coordena o projeto.

    Pesquisas científicas, que estão sendo feitas no Projeto, vêm demonstrando que as crianças que freqentaram o PPGB apresentaram melhores condições de saúde bucal, do que outras que não participaram. Revelaram também que as mães que participaram do projeto, se mostraram mais conscientes e adotavam métodos de prevenção de doenças bucais em suas famílias, disseminando as informações recebidas no programa.





    Texto e foto e áudio por Isabela Rêgo
    OBS: Foto do atendimento (Cacilda C. Branco-PPGB)
    Atualização às 07:40 em 25/10/09


0 comentários:

Leave a Reply

Pesquisar este blog

Quem somos nós

Amplienews é um blog jornalístico, com uma equipe formada por estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tem como objetivo trabalhar a prática da disciplina de Webjornalismo, ministrada pelo Professor Orlando Berti, no 2º período letivo de 2009.

Nós: Liana Nunes, Patrício Lima, Naianny Chaves e Isabela Naira; estaremos à disposição para aceitar críticas, sugestões e opiniões que possam apurar e desenvolver nosso conteúdo, assim como o nosso desempenho.

Entre em contato com equipe do Amplienews pelo nosso email: amplienews@hotmail.com


Vídeos

Fotos

Fotos
Homem efetua disparo em dependências do HUT; Ele teria distúbios mentais. Veja mais aqui!