• Professor famoso em Teresina revela que já evitou suicídio de aluno. Leia aqui a entrevista na íntegra!


    Dia 15 de outubro (hoje), pode ser uma data que não seja tão importante para várias pessoas, entretanto, alunos e educadores tem ou pelo menos deveriam ter motivos de sobra para comemorar. O professor é uma ponte entre o conhecimento e os estudantes, e esse conhecimento é algo preponderante no desenvolvimento de uma sociedade, seja de qualquer raça, cor, religião ou localização . O Amplienews entrevistou o professor de história Alessander Mendes, mais conhecido como Alex Mendes, que representa a classe em uma entrevista aberta e descontraída sobre o magistério, e outras questões relacionadas ao mesmo, como relacionamentos amorosos entre alunos e professores, e o caso atípico de ter salvo um aluno de cometer suicídio.


    Amplienews - Como surgiu sua paixão em dar aula?

    Alex Mendes – Bem, comecei a trabalhar aos 12 anos e até os 19 fui office boy, além de outras funções na Caixa Econômica, mas desde cedo, eu sentia uma paixão muito grande pelo magistério. Quando passei no vestibular para história, resolvi me afastar do banco e me dedicar apenas a universidade, e por incrível que pareça no primeiro período do curso eu já estava lecionando.

    Amplienews – Quem foi sua grande referência como professor?

    Alex Mendes - O professor de biologia Gilvan foi meu grande inspirador. Eu ficava lhe observando quando estava em sala de aula, como fosse alguém superior a mim, e realmente era, são poucos aqueles que tem a capacidade que ele tem de ensinar.

    Amplienews – Onde foi seu primeiro trabalho como professor?

    Alex Mendes – Foi na escola Menino Jesus de Praga, lembro como se fosse hoje. Cheguei lá, por sorte eu era amigo do diretor, e pedi que ele me desse uma vaga para lecionar. Infelizmente ele me disse que não havia nenhuma vaga para professor de história, apenas para professor língua portuguesa. Então eu disse sem titubear: “Meu sonho sempre foi dar aula de língua portuguesa”, sendo que eu nunca tinha ministrado aula da disciplina, mas a vontade de dar aula era tanta, que uma mentira dessa era perdoável. Risos.

    Amplienews – Qual foi a reação de sua família quando decidiu ser professor de história?

    Alex Mendes – Realmente não foi a das melhores. Eu era um garoto ainda jovem que ganhava bem para época, por volta de R$ 1.800, e saia da estabilidade para entrar em uma área que eu não sabia o que poderia acontecer. Mas com o tempo eles aceitaram e viram que realmente era o que eu queria, pela minha felicidade ao ministrar as aulas.


    Amplienews - O que o magistério tem de diferente das demais profissões? Financeiramente é rentável?
     Alex Mendes - O magistério tem uma magia por você lhe dar com várias pessoas, e a pela confiança que elas devem ter em você. Financeiramente não é a melhor profissão, mas se você gostar realmente do que faz, qualquer profissão vai lhe render bons frutos, inclusive dinheiro. O grande problema é a falta de tempo dos professores, que poderiam estar se reciclando com cursos e capacitações para melhorar seus ensinamentos e a forma de lhe dar com seu alunato.
    Amplienews - Qual a maior prova do reconhecimento de um aluno para com seu professor?
    Alex Mendes -  Quando o aluno  te liga no dia do resultado do vestibular, e diz que você fez parte desse momento da minha vida dele, isso realmente é muito gratificante. E o melhor, essa relação não termina por ai, ainda hoje recebo convites de formatura,e tenho muitos amigos que foram ex-alunos meus.
    Amplienews – Qual a diferença do professor para o educador?
    Alex Mendes – Definitivamente não são a mesma coisa. Professores são aqueles que dominam um determinado conteúdo e tem o papel apenas de transferir essas informações.  O educador é diferente, além de transferir, ele se preocupa com o lado pessoal e interpessoal do aluno, o que é o grande diferencial de um para outro. Infelizmente na maioria das vezes não temos, muito tempo para conviver com nossos alunos, assim fica difícil de acompanhá-los  de uma maneira mais próxima.
    Amplienews – Houve algum fato inusitado durante sua carreira de professor?
    Alex Mendes - Em  dos meus aniversários, eu tinha 22 turmas, e 21 delas fizeram festa surpresa para mim. Isso me deixou muito contente, nesse momento pude perceber o reconhecimento do meu trabalho junto aos alunos.
    Amplienews – É verdade que um aluno seu ligou para você antes de cometer um possível suicídio?
    Alex Mendes – Sim, de fato aconteceu esse episódio. Recebi uma ligação por volta das 2h da madrugada, e era um de meus alunos que prefiro não revelar o nome, com uma voz muito tensa, me agradecendo por tudo que fiz, e que queria apenas se despedir de mim, e que nos encontraríamos em outro momento. Ali pude perceber que ele estava prestes a cometer o suicídio.  Logo em seguida, tentei dormir, pois não levei a sério o que ele falou, mas minutos depois, me dei conta que poderia ser verdade, e não pensei duas vezes em seguir para a casa dele, que não ficava muito longe da minha. Bati na porta do seu apartamento, e seus pais atenderam de forma assustada, foi quando expliquei a situação, e eles logo se apavoraram, e assim passamos 30 minutos batendo na porta de seu quarto e nada dele responder. Alguns minutos depois ele abriu a porta, e de "cara" vimos uma faca e uma carta, provavelmente se despedindo de amigos e familiares. Graças a deus conseguimos chegar a tempo, evitar o pior, não tínhamos como adivinhar que ele poderia fazer isso, graças a sua ligação para mim, pude interferir de maneira positiva desse jovem. Com isso, podemos observar a importância de um professor na vida  de um aluno, mas também na vida de um ser humano.
    Amplienews – Você já pensou em abandonar o magistério? Caso tenha, por qual motivo?
    Alex Mendes - Já pensei uma vez, há quatro anos, quando eu tinha uma escola, e projeto acabou não dando certo. Foi um momento difícil, além disso, tive muitos problemas pessoais na época, mas consegui superar as adversidades e hoje estou completando 11 anos de magistério.  PROFESSORES RECEBEM HOMENAGEM DE ESCOLAS DE MÚSICA   ENTENDA COMO FOI  CRIADO O DIA DO PROFESSOR E QUAIS SÃO SEUS OBSTÁCULOS 
    CONFIRA ABAIXO ALGUNS VÍDEOS DA ENTREVISTA COM ALEX MENDES    
      
         Texto, fotos e videos por Patrício Lima, às 17:20h, dia 15 de Outubro de 2009                                                                                               patriciolima_@hotmail.com

0 comentários:

Leave a Reply

Pesquisar este blog

Quem somos nós

Amplienews é um blog jornalístico, com uma equipe formada por estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tem como objetivo trabalhar a prática da disciplina de Webjornalismo, ministrada pelo Professor Orlando Berti, no 2º período letivo de 2009.

Nós: Liana Nunes, Patrício Lima, Naianny Chaves e Isabela Naira; estaremos à disposição para aceitar críticas, sugestões e opiniões que possam apurar e desenvolver nosso conteúdo, assim como o nosso desempenho.

Entre em contato com equipe do Amplienews pelo nosso email: amplienews@hotmail.com


Vídeos

Fotos

Fotos
Homem efetua disparo em dependências do HUT; Ele teria distúbios mentais. Veja mais aqui!