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Especial Metrô: rapidez e menos custo aos usuários . Veja aqui!
As obras que deram início ao projeto de um metrô em Teresina iniciaram no final de 1989 com o intuito de ajudar no aglomerado urbano que a capital já se constituía. Para diminuir o custo da obra foi aproveitada uma malha ferroviária já existente na cidade. Em 1990, a linha 1 do transporte entrou em teste operacional, inaugurada comercialmente no ano seguinte em 5 de julho de 1991.
O trem utilizado como Metrô de Teresina é de fabricação Húngura, GANZMAVAC, concedidos pela RFFSA - Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima- possui um peso de 152 toneladas, e leva até 6 passageiros por metro quadrado.Oito estações, 12,5 km de extensão, baixo custo. Esses itens, dentre outros, caracterizam o Metrô de Teresina. Operado pela Companhia Metropolitana de Transportes Públicos – CMTP, desde 2008, o meio de transporte transporta atualmente cerca de 5 mil usuários por dia.
Criado no dia 15 de agosto de 1989, o metrô da cidade facilita o deslocamento de usuários da região sudeste da capital até o centro de Teresina. Para Patrícia Ribeiro, usuária há três anos, o acesso a zona sudeste é mais rápido e mais barato. Confira o vídeo!
Com o funcionamento das 6:00 às 19:00, o sistema atua de maneira não muito seguro. A estrutura física, precisa cada vez mais de ajustes para bem acomodar a sociedade. De acordo com Fernando Ribeiro, usuário do metrô há 6 meses, apesar das vantagens, os perigos estão aumentado e isso preocupa aqueles que utilizam o transporte pra se deslocar do centro a zona sudeste de Teresina.
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