-
Hoje é sexta-feira 13! Entenda aqui como a data se tornou tão temida em todo mundo
Hoje é sexta-feira 13, e para alguns a data não passa de uma mera convenção do presságio de má sorte. Entretanto, há quem acredite na força da combinação dos números como um alerta de que algo de ruim possa acontecer.
A Wikipédia traz algumas hipóteses para que a data seja tão temida pelos mais supersticiosos. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco.
Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
É válido lembrar ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Nos cinemas a data também fez grande sucesso com o filme “Sexta-feira 13” lançado em 1980. A trama gira em torno de mortes misteriosas em uma colônia de férias, que depois de um afogamento se tornou amaldiçoada. Um a um, as vítimas vão sendo eliminados com requintes de crueldades. O filme fez tanto sucesso que gerou várias seqüências.
Portanto, você que acredita em pé de coelho, trevo de quatro folhas, entre outras superstições, se apeguem a elas para que não possa ser surpreendido pela suposta maldição que há na sexta-feira 13.
VEJA ABAIXO MAIS SOBRE SEXTA-FEIRA 13
Texto por Patrício Lima
Atualizado às 10h25 em 13/11/09
patriciolima_@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: