• Saiba como funciona a central de doação de órgãos no Piauí



    “Preserve a vida. Seja um doador de órgãos”. Muitas campanhas são realizadas não só no Brasil, mas em todo o mundo, para incentivar a doação de órgãos. Coração, rim, pulmão entre outros são transplantados em pacientes que possuem uma patologia compatível com o órgão, que na maioria necessitam para sobreviver. O procedimento cirúrgico do doador ocorre de duas formas: transplante de cadáver e o transplante entre vivos, denominado de inter-vivos.
    No Piauí, a central de transplantes, denominada de Central Nacional de Capitação e Distribuição de Órgãos – CNCDO – PI, é a responsável no monitoramento de doações de órgãos no Estado. Com um funcionamento de 24h em sistema de plantão, a central é formada por uma equipe de oito enfermeiras, quatro assistentes sociais, duas psicólogas, um médico. Além da central, outras equipes contribuem para o trabalho.


    A Comissão Intra-hospitalar de Transplantes de Órgãos e Tecidos- CIHDOTT, em Teresina estão no Hospital de Urgência de Teresina e no Hospital Getúlio Vargas, ajuda em buscar e informar a central de transplantes a existência de pacientes com habilidades de doação de órgãos. Após esse procedimento, a equipe de psicólogos e assistentes sociais vai até a família dessa pessoa que acabou de falecer e vão proceder a um processo de conscientização. A autorização da doação ocorre apenas por parentes de 2º grau: pai, mãe, filhos, maridos, esposas e tios. De acordo com a assistente social, Cassandra Franco, é respeitada a vontade do doador, quando em vida este pediu para doar, ocorre o consentimento da família.



    CONFIRA O VÍDEO!




    Texto, foto e vídeo Liana Nunes, às 11:35, em 08/11/2009

0 comentários:

Leave a Reply

Pesquisar este blog

Quem somos nós

Amplienews é um blog jornalístico, com uma equipe formada por estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tem como objetivo trabalhar a prática da disciplina de Webjornalismo, ministrada pelo Professor Orlando Berti, no 2º período letivo de 2009.

Nós: Liana Nunes, Patrício Lima, Naianny Chaves e Isabela Naira; estaremos à disposição para aceitar críticas, sugestões e opiniões que possam apurar e desenvolver nosso conteúdo, assim como o nosso desempenho.

Entre em contato com equipe do Amplienews pelo nosso email: amplienews@hotmail.com


Vídeos

Fotos

Fotos
Homem efetua disparo em dependências do HUT; Ele teria distúbios mentais. Veja mais aqui!